Estimulação Magnética Transcraniana

EMTR
É uma nova técnica de abordagem e tratamento de desordens neuro psiquiátricas que permite a exploração, ativação ou inibição das funções cerebrais, de maneira segura, específica, não invasiva e indolor.
O método consiste em atingir o cérebro de forma dirigida, através de pulsos magnéticos sobre o crânio, os quais, atravessando os tecidos, geram uma fraca corrente elétrica capaz de provocar alterações na atividade das células nervosas. A técnica é aprovada para uso clínico em diversos países, inclusive no Brasil, mostrando-se muito útil no tratamento da depressão.
A EMTR é um tratamento comprovado cientificamente e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Medicina, no Brasil. Os pacientes já percebem a melhora já nas primeiras sessões. Além disso, o uso de medicamentos e as sessões de psicoterapia tendem a diminuir ou até cessar.
Essa técnica irá produzir ondas eletromagnéticas nas áreas afetadas do cérebro, ajustando o funcionamento dos neurônios e ajudando na formação de novas conexões em áreas inativas ou que estejam trabalhando de modo inadequado, devolvendo ao paciente a sensação de bem-estar físico e emocional. A EMTr é realizada sem corte, sem dor, sem uso de anestesia ou sedativo e não provoca efeitos colaterais significativas. É realizado num consultório médico e com o paciente acordado, de tal maneira que não prejudique as atividades do dia a dia.